Nutricionista Andréia Carrara - Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva - Nutricionista

Saiba mais sobre o consumo de polivitamínico-mineral
Qua, 30 de Setembro de 2020 08:45

O consumo de polivitamínico-mineral

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o consumo de vitaminas e minerais para reduzir o cansaço, o estresse, prevenir doenças, ganhar massa muscular e dessa forma prolongar a vida de forma saudável. Isso favorece muito a indústria mundial de suplementos que fatura anualmente 110 bilhões de dólares de acordo com o site Euromonitor.

O Brasil ocupa 30% do mercado latino-americano nesse setor.

Mas será que consumir suplementos de vitaminas e minerais, é a melhor forma de resolver essa questão?

A biodisponibilidade nutricional não é tão eficiente, porque a ingestão de nutrientes puros, na forma concentrada, gera competição entre eles. Exemplo:

  • O zinco dificulta a absorção de cobre e cálcio;
  • O ferro dificulta a absorção de zinco;
  • O cálcio dificulta a absorção de magnésio e ferro, etc.

Os nutrientes são melhor absorvidos quando consumidos através dos alimentos-fonte. A natureza é perfeita e nos oferece os alimentos com o perfil nutricional adequado para a absorção. Exemplo:

  • O leite é fonte de cálcio e vitamina D que são “parceiros” para promover a saúde de osso e dentes.

Além disso, o consumo de alimentação associada à suplementação sem a devida necessidade – sem prescrição nutricional ou médica – favorece a toxicidade dos nutrientes, causando em curto prazo náuseas, vômitos, dor de cabeça, cólica, diarréia e em longo prazo, problemas hepáticos, etc. Ou seja, esse cuidado todo pode prejudicar a saúde ao invés de melhorá-la.

Não podemos atribuir apenas ao consumo de nutrientes a responsabilidade de uma vida saudável e com mais disposição. Outros cuidados com a rotina do dia-a-dia devem ser observados:

  • Sono – é necessário dormir mais e melhor. Para isso, é importante estabelecer um horário de sono, desligando celular, TV e outros eletrônicos.
  • Sol – reservar um tempinho para se expor ao sol diariamente é muito importante para a ativação de vitamina D. Não adianta suplementar e não se expor à claridade.
  • Água – para ter um bom funcionamento do organismo, a hidratação é fundamental.
  • Alimentos industrializados – reduzir o consumo desses alimentos e aumentar o consumo de alimentos in natura ajuda muito no aumento da absorção de nutrientes.

Para se assegurar de que está consumindo vitaminas e minerais adequadamente, observe também:

  • Se está consumindo alimentos da época;
  • Se está consumindo verduras, legumes e frutas e
  • Se está consumindo alimentos de todas as cores (verde claro, verde escuro, vermelho, roxo, amarelo, laranja, etc.)


Andréia Carrara

Nutricionista

www.andreianutricionista.com.br

Última atualização em Qua, 30 de Setembro de 2020 08:52
 

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