Por que como tanto na TPM?! Como diminuir esse problema?



A TPM (Tensão Pré-Menstrual) se apresenta na segunda metade do ciclo menstrual e se manifesta com alguns sintomas:

  • Cólicas e dores no abdômen
  • Dor lombar
  • Dor de cabeça
  • Acne
  • Inchaço no rosto e nos braços e pernas (retenção de líquidos)
  • Desejos alimentares (especialmente por chocolate e outros doces)
  • -Sede anormal
  • Dor nas mamas
  • Diarréia ou constipação alimentar
  • Nervosismo ou depressão.

Esses sintomas podem variar desde uma queixa branda até uma forma mais grave, chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual.

Uma das possíveis causas da TPM é a resposta alterada de dois hormônios reguladores do ciclo menstrual: estrógeno e progesterona. O estrógeno pode afetar os neurotransmissores cerebrais e os níveis de serotonina, alterando, consequentemente, o humor.

A alteração do humor já é motivo suficiente para muitas mulheres aumentarem o consumo de alimentos calóricos. Mas o metabolismo da mulher também é alterado nesse período, porque a taxa do metabolismo basal durante o sono acelera.

A maioria dos estudos relacionados com esse caso referem que as mulheres aumentam em até 300 kcalorias no consumo energético diário.

Mas além do consumo de calorias existem alterações também relacionadas aos minerais e vitaminas, como:

Sódio – esse mineral se acumula na TPM e ocasiona o inchaço. O uso de diurético para eliminar esse sintoma acaba acarretando a perda de outro mineral, o potássio. A perda de potássio acaba acarretando a piora da TPM.

Vitamina B6 – é uma vitamina muito requisitada pela ação dos hormônios envolvidos nesse período. Então, é importante reforçar o consumo de batata-doce, batata assada, espinafre, peito de frango, bife de fígado e banana para garantir o requerimento dessa vitamina.

Vitamina E – essa vitamina ajuda no alívio das dores nas mamas. É encontrada em óleos vegetais (cártamo, canola, milho), germe de trigo, soja e semente de girassol.

Magnésio – é um mineral que também auxilia no alívio da dor nas mamas, mas também ajuda no controle do ganho de peso e no controle da retenção de líquidos. As fontes de magnésio são alimentos como amêndoa, amendoim, grão de bico, avelã, feijão-fradinho, abacate, iogurte, espinafre e feijão-preto.

Cálcio – ajuda na melhora do humor. É encontrado nos leites e derivados, brócolis, sardinha e feijão-fradinho.

Agora, existe algo que devemos evitar nesse período, a cafeína.

A cafeína está presente, evidentemente, no café, além do chá preto, chá mate, refrigerante, bebidas energéticas, chocolate e achocolatados.

Mas para diminuir os efeitos da TPM, os cuidados não devem ser reforçados somente no período da TPM, mas durante todos os dias, todos os meses, e não só com cuidados na alimentação, mas fazendo atividade física regularmente e dormindo bem. Ou seja, ter um cuidado integral: Cuidar da mente e do corpo.



Andréia Carrara Nutricionista

www.andreianutricionista.com.br

Whatsapp (11) 94916-0492  (11) 2681-7744 

Nutricionista perto de mim