GENGIBRE: DO ORIENTE PARA AS FESTAS JUNINAS



O Zingiber officinale – o GENGIBRE – é uma planta herbácea da família das Zingiberáceas, originária da Ilha de Java, da Índia e da China desde antes da história da escrita, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É um bom exemplo de alimento com ação funcional. Há provas, tanto pelo uso tradicional há muitos anos como por estudos clínicos, da efetividade de gengibre no alívio de náuseas de várias origens e pode vir a ser efetivo no futuro para outras indicações, como alívio da dor e processos inflamatórios.


Atualmente, é muito usado no tratamento de emagrecimento devido à sua ação termogênica.


Tudo isso acontece graças à presença de óleos essenciais que contêm canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.


Na Medicina Chinesa Tradicional (MCT), o gengibre é utilizado quando as pessoas apresentam diarréia, dor abdominal, vômitos, tosse e dispnéia.


Na Medicina Tradicional da Índia, o gengibre é utilizado para fortalecer a memória e como afrodisíaco, digestivo e carminativo.


A raiz do gengibre tem sabor picante (devido aos componentes gingeróis) e aroma muito acentuado. No norte do Brasil, ela é usada para temperar alguns pratos típicos, como a moqueca de peixe e o tradicional quentão. Na culinária oriental, é um dos ingredientes de base. Indispensável como acompanhamento para sushis e sashimis. Em pó, pode ser utilizado como aromatizante para biscoitos, bolos e tortas.


A ciência ocidental confirmou muitas indicações tradicionais do gengibre e constatou que ele possui atividades antieméticas, antiinflamatórias e espasmolíticas; promove secreção gástrica e estimula a saliva; aumenta a circulação periférica e a motilidade gástrica.


Pode ser usado em pó, chás, cápsulas, balas, ralado, enfim é bem versátil.


Agora, vamos falar de QUENTÃO. Segundo o folclorista Amadeu Amaral, em O dialeto caipira, é uma palavra de origem caipira e se refere à uma bebida quente criada na região sudeste (Minas Gerais e São Paulo) adicionando o gengibre à cachaça para aquecer o inverno no Brasil. Depois disso foi adicionado também frutas como laranja e abacaxi. Mas existe a versão do quentão sem álcool que fica maravilhoso também.


O chá de gengibre pode ser usado no tratamento contra gripes, resfriado, e, até ressaca!


É um alimento que não pode faltar na sua cozinha e na sua Festa Junina!




Andréia Carrara - Nutricionista

www.andreianutricionista.com.br

Nutricionista perto de mim