5 PASSOS PARA A ROTINA SAUDÁVEL
Sex, 29 de Janeiro de 2021 15:37

5 PASSOS PARA A ROTINA SAUDÁVEL


Você é daquelas pessoas que costumam fazer promessas no começo do ano?

- Ah, o ano que vem vou emagrecer...

- Ah, ano que vem vou comprar tal curso...

Mas quando o ano que vem deixa de ser futuro e vira o presente, chega a parte mais complicada de realizar a promessa. Isso acontece porque planejar as coisas é prazeroso. Organizar mentalmente o que vamos fazer nos dá uma sensação de conforto, como se nós já estivéssemos fazendo. Mas colocar em prática o planejamento é a parte mais difícil, mais dolorosa, porque exige a mudança dos nossos hábitos.

Porém, se quisermos alcançar uma meta, o planejamento precisa sair da mente e/ou do papel e ir para a prática.

Pensando numa meta de vida saudável, 5 pontos devem estar no planejamento:

Mexa-se

Vida saudável não combina com sedentarismo!

Coloque uma rotina de atividade física. Se não puder ser diária, que seja pelo menos três vezes por semana, trinta minutos por dia.

E não importa onde será realizada. Faça onde for possível, na academia, na rua, no parque ou até mesmo em casa.

Hidrate-se

O corpo humano é composto em aproximadamente 60% por água. Perdemos água na urina, nas fezes, no suor e em todos os processos orgânicos.

Não podemos sentir sede para beber água. Devemos beber água toda hora, o dia todo.

E não é suco, muito menos refrigerante, é água!

Alimente-se bem

Coloque mais legumes, verduras e frutas no seu prato. São fontes de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes indispensáveis para a manutenção da saúde.

Reduza o consumo de industrializados. Esse tipo de alimento tem muito açúcar, gordura e sal, além de vários aditivos para manter as características do produto. E tudo isso não precisa ser consumido, é totalmente dispensável.

Desconecte-se

Estabeleça um limite de horário para manter conexão com a internet. O mundo virtual é altamente atrativo e por isso rouba muito tempo que deveríamos usar na nossa vida real. Esse é inclusive, um grande motivo pelo qual não conseguimos executar as nossas tarefas cotidianas.

Durma

O sono restaura o corpo e a mente. Não deve ser negligenciado!

Determine um horário fixo para dormir e acordar. E siga esse horário rigorosamente.

Se o sono demora a chegar, crie um “ritual” para acelerar esse processo. Tome uma xícara de chá, desligue todos os eletrônicos, leia um livro agradável, deixe o seu ambiente bem aconchegante, que o sono aparece.

 

Desejo que 2021 seja um ano com muita saúde para todos e que possamos chegar em dezembro com a maravilhosa sensação de planejamentos executados e metas alcançadas!

 

 

Andréia Carrara

Nutricionista

www.andreianutricionista.com.br